Sisipsemg

Sisipsemg

segunda-feira, 30 de março de 2009

IMPOSTO SINDICAL--ESCLARECIMENTOS!

Em 30 de setembro de 2008 foi editada a Instrução Normativa nº01 do Ministério do Trabalho e Emprego, estendendo a contribuição Sindical, (Imposto Sindical), a todos os servidores públicos federais estaduais e municipais a partir de março de 2009.Diante disso, o Sindicato convocou uma Assembléia Geral Extraordinária, com os servidores sindicalizados ou não, para informá-los desta notícia e esclarecer dúvidas. Como não havia deliberação a ser decidida em função do fato consumado pelo Ministério do Trabalho e Emprego houve apenas debates acerca da importância deste ato e questionamentos quanto aos que já contribuíam voluntariamente. Após várias sugestões ficou deliberado autonomia para a direção do SISIPSEMG decidir sobre a devolução, data, forma, etc, para os associados, da parte que cabe ao SISIPSEMG, ou seja, 60% do valor descontado. Esclarecemos ainda que o dinheiro se encontra depositado em juízo conforme matéria abaixo, publicada no jornal Minas Gerais de hoje 31 de março.
Para ler na íntegra, os documentos abaixo, basta clicar em cima dos mesmos, que eles se ampliam.




No jornal, Minas Gerais de hoje, dia 31 de março, saiu a publicação do Governo do Estado, dando conhecimento que, os valores descontados a título de Contribuião Sindical, por determinação do Ministério do Trabalho e Emprego, será depositado em "Juizo", conforme proposto pela Advocacia Geral do Estado. Leiam a íntegra da notícia abaixo:

Estado deposita em juízo contribuição de servidor Acatando determinação do Ministério do Trabalho e Emprego, oficializada pela Instrução Normativa nº 01/2008, a Secretaria de Estado de Planejamento e Gestão (Seplag) efetuará desconto nos salários dos servidores públicos civis estaduais ativos no pagamento do mês de março, a ser creditado no dia 7 de abril. O desconto será a título de Contribuição Sindical e terá o valor equivalente a um dia de trabalho da remuneração normal.O valor descontado dos servidores públicos estaduais será recolhido em juízo, conforme proposto pelo Advocacia Geral do Estado (AGE) na ação 002409503739-6 distribuída no último dia 23 de março. Esta ação foi ajuizada em razão do elevado número de entidades sindicais que representam o funcionalismo público estadual e da ausência de indicação precisa sobre quais entidades sindicais são detentoras de legitimidade para o recebimento da referida contribuição.O desconto obedece à Instrução Normativa nº 01/2008, do Ministério do Trabalho e Emprego que, por sua vez, está amparada pela jurisprudência dos tribunais superiores. Ela estabelece a obrigatoriedade do desconto da contribuição sindical dos servidores e empregados públicos dos órgãos das administrações públicas federal, estaduais e municipais, direta e indireta.

domingo, 29 de março de 2009

O BINGO ESTÁ DE VOLTA!


Na próxima quinta -feira, dia 02 de abril, estaremos realizando o BINGO. Como a segunda quinta-feira do mês, será em plena Semana Santa, nós antecipamos para o dia 02. Venham se divertir, rever os colegas, principalmente os aposentados. O Bingo é divertido, aconchegante, e uma oportunidade, dessa convivência sadia, entre nós, servidores do Ipsemg!!!

sábado, 7 de março de 2009

08 de Março: Dia Internacional das Mulheres!

Neste dia 08 de Março, que se comemora o Dia Internacional das Mulheres, o Sisipsemg cumprimenta a todas estas Guerreiras,, que prestam seus serviços em todas as frentes, sendo Enfermeiras, Médicas, Odontólogas, Auxiliares de Enfermagem, Auxiliares de Consultórios Odontológicos, Técnicas de Radiologia, Técnicas de Análises Clínicas, Técnicas de Próteses, Técnicas de Contabilidade, Administradoras, Advogadas, Escriturárias, Psicológas, Assistentes Sociais, Jornalistas, Arquitetas, etc... que enfrentam todas as adversidades para manter funcionando todos os setores do nosso IPSEMG. Lutando contra ventos e tempestades, e enfrentando desafios e dificuldades, muitas vezes colocando a vida pessoal em segundo plano, e a profissional em primeiro, e mesmo assim sem o reconhecimento devido por parte dos que deteem o Poder! A todas vocês, lutadoras, guerreiras corajosas a Homenagem do Sisipsemg!

Um pouco da história deste dia!
No dia 8 de março comemora-se o Dia Internacional da Mulher, em homenagem e comemoração às conquistas econômicas, políticas e sociais da mulher. A idéia de se criar um dia especialmente para a mulher surgiu, inicialmente, na virada do século XX, durante o processo de industrialização e expansão econômica que ocasionou diversos protestos sobre as condições de trabalho. Um deles serviu de referência para a criação desta data, embora anos mais tarde muitos outros fatos ainda viessem a ter até mais relevância. Foi exatamente no dia 8 de março de 1857, em Nova Iorque, onde mulheres que trabalhavam em fábricas de vestuário e na indústria têxtil reclamavam sobre as más condições de trabalho e os baixos salários. Uma curiosidade em relação ao fato é que, enganosamente, várias versões sobre o Dia Internacional da Mulher associam este protesto ao incêndio ocorrido, também em Nova Iorque, na fábrica da Triangle Shirtwaist, um grande desastre – considerado o pior da história da cidade - no qual mais de cem costureiras morreram. Ocorre que este incêndio aconteceu em 25 de março de 1911.
Aos protestos que se seguiram ao episódio de 8 de Março, destaca-se um outro, em 1908, quando 15 mil mulheres marcharam em Nova Iorque exigindo a redução da jornada de trabalho, melhores salários e o direito ao voto. Os episódios seguintes foram marcando o Dia Internacional da Mulher em diferentes datas, sendo o primeiro em 28 de fevereiro de 1909, nos Estados Unidos da América, após uma declaração do Partido Socialista da América. Em 1910, a primeira conferência internacional sobre a mulher ocorreu em Copenhague, dirigida pela Internacional Socialista, e o Dia Internacional da Mulher foi estabelecido. No ano seguinte, esse dia foi celebrado por mais de um milhão de pessoas na Áustria, Dinamarca, Alemanha e Suíça, no dia 19 de Março.
Na Rússia, as comemorações tiveram uma conotação política inicialmente, com a Revolução russa de 1917, e depois com a Revolução de Outubro, na qual a feminista bolchevique Alexandra Kollontai convenceu Lenin a torná-lo um dia oficial, que durante o período soviético permaneceu numa celebração da "heróica mulher trabalhadora". Tempos mais tarde, o feriado perderia a sua conotação política e se tornaria uma oportunidade para os homens manifestarem a sua simpatia ou amor pelas mulheres da sua vida. No Ocidente, o Dia Internacional da Mulher foi comemorado durante as décadas de 1910 e 1920, mas esmoreceu. Foi revitalizado pelo feminismo na década de 1960. Em 1975, designado o Ano Internacional da Mulher, a Organização das Nações Unidas começou a patrocinar o Dia Internacional da Mulher, comemorado oficialmente em 8 de março.

quarta-feira, 4 de março de 2009

REQUERIMENTO PARA SOLICITAR PAGAMENTO DE INSALUBRIDADE! E/OU

Este é o requerimento, que está na Intranet, para que todos os servidores que estejam em áreas insalubres, e ou, perigosas, prencham solictando o pagamento do adicional, mesmo quem já recebe terá de solicitar novamente.
A chefia preencherá a outra parte, identificando o grau devido ao servidor, de acordo com laudo técnico ambiental, e o mandará para o respectivo Gerente Hospitalar, Odontológico, ou de Planejamento.
Todos devem ficar atentos, porque a partir de abril, os adicionais de insalubridade que são pagos, para alguns servidores, serão suspensos, para se adequarem à nova Portaria 17/2009, e somente serão restabelecidos,ou iniciados os pagamentos, depois da publicação Minas Gerais.
O Laudo Ambiental, foi homologado pela Superintendência Central de Perícia Médica e Saúde Ocupacional/Seplag, e publicado no Minas Gerais de 31 de dezembro de 2008.
A cópia do mesmo, está disponivel na Sede do Sindicato.


domingo, 1 de março de 2009

INSALUBRIDADE: PUBLICADA PORTARIA!!


Foi publicada nesta sexta-feira, dia 27 de fevereiro, a Portaria nº 017/2009, que dispõe sobre o adicional de insalubridade e periculosidade, no âmbito do ipsemg. Conheça o texto da Portaria. Para ver em tamanho real, clique em cima da imagem. Nos próximos dias estaremos dando mais informações, sobre data de início de pagamento e a porcentagem certa para cada caso.